Óleos Vegetais
Óleo de Palma
Esse óleo é altamente estável a oxidação devido à presença de antioxidantes naturais (tocotrienóis) e seu baixo teor de ácido linolênico. O seu estado semisólido à temperatura ambiente ou em alguns casos com separação de fases se deve a sua composição peculiar de ácidos graxos com cerca de 50% de ácidos graxos saturados, 40% de monoinsaturados e 10% de poli-insaturados. Por não ser submetido a processos de hidrogenação artificial, é livre de ácidos graxos trans.
Óleo de Canola
O óleo de canola é um tipo de óleo vegetal proveniente do cultivo da colza, ou couve-nabiça, uma planta de floração amarela pertencente à família dos repolhos. O primeiro óleo de canola a ser comercializado foi desenvolvido por pesquisadores canadenses na década de 1970. Ao contrário de outras formas de óleo de colza, o óleo de canola foi desenvolvido para ter um baixo em ácido erúcico, ácido graxo que algumas pesquisas já relacionaram a problemas cardiovasculares e ao câncer.
Óleo de Girassol
Fonte importante de ômega 6 e de vitamina E. Utilizado a frio, diretamente sobre os alimentos. Na hora de preparar alguma salada especial, ou até mesmo um molho para carnes, pode aparecer aquela dúvida sobre qual tempero utilizar. Embora não seja tão usual na cozinha brasileira, uma das melhores opções é o óleo de girassol. Rico na chamada gordura do bem, o alimento é considerado importante para a saúde.
Óleo de Milho
O óleo de milho é uma alternativa ao tradicional óleo de soja, o mais encontrado na casa dos brasileiros. Ele é obtido da semente do milho, e é facilmente encontrado nos supermercados de todo Brasil, porém costuma ser vendido por um valor acima do preço do óleo de soja. Porém, na indústria alimentícia ele é bastante usado, principalmente no preparo de bolos, tortas e doces.
Os seus benefícios estão relacionados a sua composição. Rico nas vitaminas E e vitamina A (com altos índices antioxidantes), ele possui baixos níveis de gordura saturada, aquela que faz mal para a saúde. Ele protege contra problemas de visão e um amigo do coração.
Óleo de Coco
O óleo de coco está entre a lista dos alimentos que fazem bem para a saúde. Não é à toa que muitos estão o adotando como como óleo de cozinha, como o óleo principal para preparar os alimentos. O óleo de coco não é amado apenas pelos veganos, mas por quem procura uma alimentação saudável.
Óleo Degomado
O óleo de soja degomado é utilizado na indústria alimentícia para a produção de óleo de cozinha, maionese, margarina e gordura vegetal, bem como na fabricação de biodiesel e na indústria química.
Óleo de Soja
Óleo de Soja traz custo-benefício para os lares brasileiros. Rico em Ômega 6, Fonte de Ômega 3, Fonte de Vitamina E. Óleos e gorduras são fundamentais na alimentação, pois fornecem calorias, auxiliam no transporte de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) para o interior das células, são fontes de ácidos graxos essenciais, além de contribuir para o sabor e palatabilidade dos alimentos.